Sobre o evento

Sobre o evento

O XII Seminário do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (XII CEMASPE), em conjunto com o II Workshop "Os Jornais Estudantis em Sergipe" (II JES), é um evento que visa promover a discussão e a análise do patrimônio educativo brasileiro, com foco nas atividades desenvolvidas pelo CEMAS (Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense), espaço de memória escolar que tem como finalidade a salvaguarda da memória educacional de Sergipe.

O objetivo

O objetivo principal do evento é abordar os desafios enfrentados na preservação de acervos das escolas públicas brasileiras, compartilhar experiências e reflexões no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, com especial ênfase nos jornais estudantis. Além disso, busca-se contribuir para a formação de docentes e discentes da educação básica e superior, valorizar o diálogo intergeracional e reconhecer a escola como um centro crucial para a construção da identidade nacional por meio do patrimônio educativo.

Eixos Temáticos

Eixo 1: Impressa e impressos estudantis. 

A imprensa e os impressos estudantis como fonte e/ou objeto de pesquisa, presentes na cultura juvenil de outrora, possibilitam o conhecimento de práticas educativas e formas de sociabilidades vivenciadas nos espaços escolares e em outros espaços sociais. Este eixo possibilitará o diálogo entre pesquisadores/as que se ocupam de investigar, sob diferentes perspectivas, a imprensa pedagógica de maneira geral, com realce para os impressos estudantis, produzidos por discentes, em diversos contextos e temporalidades. 

Eixo 2: Instituições educativas, disciplinas e intelectuais da educação.

Os estudos no campo da História da Educação são fortemente demarcados por investigações sobre as instituições educativas, disciplinas e intelectuais da educação como forma de compreensão os processos educativos. Assim, este Eixo busca reunir interessados em três temáticas clássicas da História da Educação, seja de maneira articulada entre elas, como também estudos que se dediquem de forma particular a uma dessas linhas de investigação. Desse modo espera-se dialogar acerca das instituições educativas a partir de diferentes vieses e em distintas temporalidades, como também sobre as disciplinas escolares e acadêmicas, além dos intelectuais da educação com atuação em diferentes cenários.


Eixo 3: Patrimônio Educativo: espaços de memória, acervos e fontes.

Compreendido como um conjunto de bens e artefatos,  materiais  e/ou  imateriais resultantes dos processos de escolarização e presentes nos  contextos educacionais formais/e ou informais,  o Patrimônio Educativo se consolida como campo que contribui para a salvaguarda da memória e do passado educacional. Desse modo, a proposta do Eixo é congregar estudiosos/as e compartilhar experiências de salvaguarda de acervos da educação, como também perspectivas metodológicas para o trabalho realizado em espaços de memória como arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória. Propõe-se também o diálogo sobre o trabalho com as fontes e a cultura material escolar.

Eixo 4: Práticas de ensino e pesquisa em História da Educação.

A História da Educação como disciplina e campo de pesquisa contribui significativamente para a formação das profissões da educação que ocupam diversos espaços, bem como garantiu a ampliação das lentes da ciência para a compreensão dos processos educativos ao longo da história. Assim, o Eixo coloca em foco o trabalho de pesquisa em História da Educação com ênfase nas metodologias e referenciais teóricos. Abriga interessados/as em estudar História e Historiografia da Educação, além de tratar de novas perspectivas para o campo como a História da Educação em uma perspectiva transnacional, decolonial e mesmo os desafios em integrar ensino, pesquisa e extensão. São bem vindos também experiência de ensino em História da Educação e propostas para (re) pensar suas cronologias, marcos e bases “cristalizadas”.